Vale a pena assistir Jaula na Netflix? 5 motivos para conferir e 2 para passar longe
Confira motivos para assistir ou passar longe de "Jaula", suspense espanhol que se tornou um fenômeno no catálogo da Netflix.
Desde a última segunda-feira (24), quando estreou no catálogo da Netflix, o filme licenciado “Jaula” tem se destacado na plataforma de streaming pelo seu enredo de tirar o fôlego e reviravoltas chocantes.
A trama, que se apresenta como um suspense psicológico, tem chamado bastante a atenção do público – e mesmo assim, parte dele encontra-se dividido entre assistir ou não ao filme. Confira, a seguir, motivos para dar (ou não) o play na obra:
“Jaula” apresenta premissa interessante

O primeiro – e talvez principal – destaque positivo de “Jaula” está em sua premissa instigante. O enredo do filme gira em torno de uma criança indefesa que esconde segredos sobre o seu passado, e com isso, o filme aproveita a oportunidade de revelar, aos poucos, os detalhes sobre os traumas e o passado da pequena Clara. Essa simples premissa, entretanto, já é capaz de fazer com que milhares de assinantes se interessem pelo enredo do filme, que se destaca pela ideia original.
Enredo de “Jaula” é baseado em histórias reais

Apesar de não ter citado casos específicos, o diretor e roteirista de “Jaula” já revelou que a história do filme é baseada em fatos reais. Para retratar os traumas e as experiências da jovem Clara, a equipe de roteiro do filme contou com assessoria integral de dois psicólogos forenses, que utilizaram suas experiências em investigações criminais para compor um enredo realista e cativante.
CONFIRA Também:
O filme Jaula é baseado em história real? Diretor explica inspirações do roteiro
O filme é aclamado pela crítica especializada

Outro grande destaque positivo de “Jaula” está no fato do longa ser aclamado pela crítica especializada. Na plataforma Rotten Tomatoes, todos os vereditos acerca do filme conferem notas positivas à produção – que é, atualmente, um dos títulos espanhóis de melhor recepção no catálogo. Entre os destaques apontados pelos especialistas, é possível citar a ambição do roteiro e a forma como o longa consegue manter o espectador preso mesmo que recorra a alguns clichês do gênero.
“Jaula” também é aclamado pelos assinantes

Na esteira das repercussões da crítica especializada, é seguro dizer que “Jaula” é uma das produções espanholas mais bem avaliadas da atualidade. Na plataforma IMDb, mais de 75% do público conferiu uma nota maior que 6 ao filme, um índice bastante otimista para produções do gênero. Aqui, ainda vale destacar que menos de 10% do público conferiu nota de 1 a 3 para o longa, consolidando seu sucesso.
Atuação poderosa de Elena Anaya

Em seus materiais de divulgação, a equipe já deixa claro que um dos seus maiores destaques está na participação da atriz Elena Anaya, que ganhou o mundo após participar de filmes como “A Pele que Habito” (2011) e “Mulher-Maravilha” (2017). No longa, ela interpreta a carinhosa e ao mesmo tempo enigmática Paula, personagem que conquista o espectador ao expor seu extinto materno, mas também contribui para o suspense a medida que tente descobrir o que ocorre com Clara.
Final de “Jaula” divide opiniões

Apesar do desenvolvimento do seu roteiro ser amplamente aclamado pelo público, o final proposto pelo enredo de “Jaula” ainda divide opiniões entre os espectadores. Isso porque para parte do público, o encerramento não fez jus ao clima que o longa vinha construindo até então – por este motivo, o terceiro ato pode parecer desconexo ou até mesmo sem sentido para parte dos assinantes.
Filme ainda se utiliza de alguns clichês

Por fim, outro ponto que pode deixar o público um pouco desanimado com “Jaula” está no fato do longa se utilizar de alguns clichês do gênero na construção do seu enredo. A própria premissa do filme já foi vista pelos assinantes em outras produções recentes, como “O Diabo em Ohio” (2022). Ainda assim, vale a pena destacar que o roteiro consegue se destacar e surpreender a sua própria maneira, e os clichês não chegam a incomodar quem apenas busca uma boa experiência imersiva.
Assista ao trailer de “Jaula”:
Você pretende assistir “Jaula” no catálogo da Netflix? Quais são suas expectativas para a produção de sucesso? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolve a gigante de mídia, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!