Início » Séries » Vinagre de Maçã: O que é fato e o que é ficção na nova série da Netflix

Vinagre de Maçã: O que é fato e o que é ficção na nova série da Netflix

"Vinagre de Maçã" chegou com tudo na Netflix adaptando a história mentirosa de Belle Gibson. Mas o que é fato e ficção na série?


A nova série da Netflix, Vinagre de Maçã, traz uma história tão absurda que parece ficção — e, de certa forma, é. Inspirada na vida de Belle Gibson, uma influenciadora australiana que enganou milhares de pessoas ao fingir que tinha um câncer terminal e se curou apenas com alimentação saudável, a produção recria um dos maiores escândalos da década passada.

Mas, como toda adaptação, a série toma algumas liberdades criativas. Vamos separar os fatos da ficção em Vinagre de Maçã, e descobrir até onde a Netflix adaptou a verdade.

A origem da farsa

vinagre de maçã o que é fato e ficção na série da netflix

Fato: Belle Gibson alegou ter câncer e disse que só tinha meses de vida

Em 2013, Belle Gibson começou a ganhar popularidade no Instagram ao compartilhar sua suposta luta contra um câncer no cérebro.

Ela dizia que os médicos lhe deram apenas “quatro meses de vida” e que rejeitou tratamentos convencionais, optando por curas naturais. Seu perfil nas redes sociais rapidamente explodiu.

Ficção: a série intensifica o impacto do diagnóstico

Na série, a protagonista recebe seu diagnóstico de forma dramática, com médicos alarmados e uma família desesperada.

Na vida real, não há nenhuma evidência de que Belle Gibson tenha recebido qualquer diagnóstico médico verdadeiro.

O sucesso no mundo do bem-estar

Fato: ela criou um aplicativo de sucesso e lançou um livro baseado na sua história

Com seu perfil de “guerreira contra o câncer”, Belle Gibson lançou o app The Whole Pantry, que oferecia receitas saudáveis e dicas de bem-estar.

O aplicativo foi um fenômeno, sendo baixado centenas de milhares de vezes e até selecionado pela Apple para ser um dos primeiros apps do Apple Watch. Logo depois, ela assinou um contrato para publicar um livro, que vendeu milhares de cópias.

Ficção: a série exagera sua influência global

Embora tenha sido muito popular na Austrália e no universo do bem-estar, a série mostra a protagonista como uma das maiores influenciadoras do mundo.

Na realidade, sua audiência era grande, mas não chegava ao nível de fenômenos como Gwyneth Paltrow ou Anna Delvey.

A rivalidade entre influenciadoras

Fato: Jess Ainscough foi uma referência para Belle Gibson

Antes de Belle Gibson se tornar famosa, outra blogueira australiana, Jess Ainscough, já fazia sucesso promovendo métodos alternativos para o tratamento do câncer.

Diferente de Gibson, Jess realmente tinha a doença e defendia o uso da Terapia Gerson, um método de tratamento ineficaz, sem qualquer comprovação científica, baseado em sucos e enemas de café.

As duas se conheceram em eventos e chegaram a interagir nas redes sociais, mas não eram nem próximas e nem rivais.

Apesar disso, Belle realmente foi ao funeral de Jess Ainscough, mas não há relatos de que tenha causado uma cena, diferente do que acontece na série.

Ficção: a série transforma a personagem inspirada em Jess Ainscough em uma rival competitiva

Em Vinagre de Maçã, uma personagem chamada Milla é apresentada como uma influenciadora rival.

A série sugere que as duas disputavam a atenção do público, mas na vida real isso nunca aconteceu. Jess Ainscough realmente acreditava nos tratamentos que promovia e, infelizmente, faleceu em 2015 em decorrência do câncer.

Além disso, a série sugere que Belle Gibson compareceu ao funeral de Milla sem ser convidada e chorou dramaticamente, chamando a atenção para si mesma.

O jornalista que desmascarou Belle Gibson

Fato: a história foi revelada por dois jornalistas australianos

O caso de Belle Gibson foi investigado por Beau Donelly e Nick Toscano, jornalistas do jornal The Age.

Eles começaram a investigar suas doações para caridade e descobriram que nenhuma das instituições que ela afirmava ajudar havia recebido qualquer dinheiro. Quando a reportagem foi publicada, sua história desmoronou.

Ficção: a série cria um jornalista fictício com um envolvimento pessoal na história

Em Vinagre de Maçã, o responsável por investigar a influenciadora é Justin, um jornalista cuja esposa tem câncer e decide abandonar o tratamento para seguir o exemplo de Belle. Nada disso é real.

Além disso, a série cria cenas de confrontos diretos entre Justin e a protagonista, algo que não aconteceu na realidade.

As vítimas da mentira e as falsas doações

Vinagre-de-Maca série fatos e ficção

Fato: pessoas abandonaram tratamentos médicos por causa dela e as doações nunca foram feitas

Pacientes reais de câncer passaram a seguir os conselhos mentirosos de Gibson, abandonando tratamentos convencionais e apostando em dietas e terapias alternativas.

Além disso, durante sua ascensão, ela afirmava que parte dos lucros do seu aplicativo e livro seria destinada a instituições que ajudavam crianças doentes. Ela chegou a afirmar que doaria todo o dinheiro arrecadado em uma semana de downloads do The Whole Pantry para uma família que precisava de tratamento para o filho.

No entanto, os jornalistas que investigaram o caso descobriram que as instituições nunca receberam os valores prometidos.

Ficção: a série condensa essas vítimas

Para dar mais impacto emocional à história, Vinagre de Maçã apresenta Lucy, uma jovem com câncer que larga a quimioterapia para seguir os métodos da protagonista.

Outra trama envolve Fiona e seu filho Hunter, uma criança que precisa de uma cirurgia urgente. A protagonista promete ajudar a arrecadar dinheiro para a operação, mas, quando a farsa vem à tona, Fiona percebe que o dinheiro nunca existiu e Hunter perde a oportunidade de receber tratamento

O julgamento e as consequências

Vinagre-de-Maca o que é fato e ficção na série

Fato: Belle Gibson foi condenada, mas nunca pagou a multa

Após a exposição da farsa, Belle Gibson foi processada e, em 2017, a justiça australiana a condenou a pagar uma multa de 410 mil dólares australianos por práticas enganosas. No entanto, até 2024, ela ainda não havia pago a dívida.

Ficção: a série sugere que a protagonista pode tentar um novo golpe

Na Netflix, a personagem principal insinua um possível retorno ao mundo digital, sugerindo que poderia reaparecer com uma nova identidade para aplicar outro golpe.

Isso não aconteceu oficialmente na vida real, mas considerando o histórico de Belle Gibson, a ideia não parece tão impossível.

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.