Início » Filmes » O Que Aconteceu com Kenneth Nichols Depois de Oppenheimer?

O Que Aconteceu com Kenneth Nichols Depois de Oppenheimer?

Kenneth Nichols é uma das figuras mais marcantes de "Oppenheirmer", mas o que aconteceu com ele após os acontecimentos do filme? Descubra!


Kenneth Nichols, foi uma figura-chave na época inicial do desenvolvimento da energia atômica nos Estados Unidos, e teve sua vida e história retornando ao interesse público após o lançamento  de Oppenheimer de Christopher Nolan, esse ano.

O longa-metragem, acompanha a jornada de J. Robert Oppenheirmer e sua equipe de físicos durante o Projeto Manhattan, que acabaria por desenvolver a bomba atômica. Ao final da projeto, Nichols desempenharia um papel significativo na avaliação de Oppenheimer frente a audiência do Conselho de Segurança de Pessoal da AEC, em 1946, como um potencial comunista, recomendando a não renovação de sua autorização de segurança.

Curiosamente, os anos seguintes ao período coberto pela narrativa cinematográfica encontram Nichols no centro de um turbilhão de outras polêmicas envolvendo o contrato Dixon-Yates.

Kenneth Nichols e o escândalo de Dixon-Yates

Kenneth Nichols o que aconteceu após Oppenheimer

Na posição de gerente geral da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos (AEC), Nichols se encontrou em meio a um turbulento episódio da história da energia nos EUA: o escândalo de Dixon-Yates em 1954.

O contrato envolvia um acordo onde duas empresas privadas substituiriam a energia fornecida pela Autoridade do Vale do Tennessee para a usina da AEC localizada em Memphis. Nichols, que já havia expressado oposição ao acordo, acabou no centro do debate político que se seguiu devido as eleições que ocorreriam naquele ano.

O caso tomou tal proporção que Nichols foi convocado a depor perante um subcomitê do Senado dos EUA, uma situação que, apesar de evidenciar seus poderes frente ao debate nuclear no país, também acabou afetando negativamente sua posição frente a AEC, rendendo sua destituição do cargo em 1955.

Uma nova carreira em meio às usinas nucleares

Após sua saída da AEC em 1955, Kenneth Nichols não se afastou do setor nuclear; pelo contrário, ele inaugurou um novo capítulo de sua carreira ao fundar uma consultoria especializada no ramo.

Sua empresa proveu serviços a corporações proeminentes, tais como Alcoa e Gulf Oil. Além disso, ele teve participação significativa na ocorrência de um marco no setor: a construção da primeira usina privada de água pressurizada.

Ao longo dos anos seguintes, fez-se ouvir sua voz contra as regulamentação governamentais que restringiam as usinas nucleares e de água pressurizada, colocando-o, mais um vez, como uma das personalidades mais controversas da história.

Morte de Kenneth Nichols

Kenneth Nichols faleceu em 21 de fevereiro de 2000, vitimado por insuficiência respiratória em uma casa de repouso em Bethesda, Maryland.

O militar e executivo, morreu aos 92 anos de idade e teve seus restos mortais sepultados no Cemitério Nacional de Arlington.

CONFIRA Também: Christopher Nolan explica por que alguns trechos de Oppenheimer são difíceis de ouvir

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.