Conheça ‘As Leis da Fronteira’, novo drama espanhol da Netflix! Vale a pena assistir?
"As Leis da Fronteira" é o mais novo filme espanhol que acabou de estrear na Netflix. Conheça detalhes sobre o longa e se vale a pena assisti-lo.
Filmes baseados em livros são alguns dos preferidos do público dos streamings, e a mais nova opção desse tipo a chegar à Netflix é o drama espanhol As Leis da Fronteira.
Baseados no livro de mesmo nome do escritor Javier Cercas, a história é focada em um grupo de jovens convivendo em um verão no final dos anos 70.
Livro muito popular na Espanha e em boa parte do mundo, há grandes expectativas por parte da Netflix em relação ao sucesso desse longa-metragem. Mas será que realmente vale a pena dar uma chance à produção?
A seguir você vê o que nós achamos e conhece mais detalhes sobre o filme.
Sobre As Leis da Fronteira
Em 1978 o jovem e introvertido Ignacio Cãnas está cansado de sua vida repleta de bullying e de exclusão social.
Após conhecer dois jovens delinquentes, no entanto, sua vida está prestes a mudar completamente, já que ele cria uma conexão com o novo grupo repleta de amizade, lealdade, e crimes.
Apaixonado, Ignacio acaba se envolvendo com roubos, furtos e outras aventuras criminosas ao longo de todo um verão que se tornará para sempre inesquecível.
Produção
As Leis da Fronteira teve seus direitos de distribuição adquiridos pela Netflix, inclusive ganhando o selo de um original da plataforma. Apesar disso, sua produção foi feita por três produtoras diferentes e por meio de financiamento do Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales, uma instituição pública da Espanha que trabalha com leis de incentivo à cultura.
O filme foi lançado inicialmente no 69º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián e estreou nos cinemas da Espanha em outubro desse ano.
As filmagens foram feitas em Girona e em outras três locações espanholas. Ao todo foram 10 semanas de gravações, iniciadas em setembro do ano passado, e concluídas em novembro do mesmo ano.
A direção é de Daniel Monzón com roteiro de Jorge Guerricaechevarría.
Elenco
O elenco de As Leis da Fronteira é pouco conhecido do público, em parte por se tratar de integrantes jovens. Apesar disso, conseguem cumprir muito bem seus devidos papéis no filme.
O protagonista Ignacio Canãs é interpretado pelo ator Marcos Ruiz. Begoña Vargas e Chechu Salgado são responsáveis por dar vida aos novos e criminosos amigos de Ignácio.
Outros nomes presentes no elenco são Carlos Oviedo, Xavier Martín, Daniel Ibáñez, Jorge Aparício, Victor Manuel Pajares e Cintia García.
Vale a Pena assistir As Leis da Fronteira na Netflix?
As Leis da Fronteira é aquele típico filme de amadurecimento adolescente onde o jovem passa por um período que acaba definindo boa parte de sua vida.
No caso, o “crescimento” aqui desabrochado é o do jovem e “inocente” Ignácio (Nacho), que, após anos sem ser aceito, acaba encontrando sua “turma” em uma gangue de jovens delinquentes.
A história em si é bastante interessante e tem um roteiro firme, muito disso devido ao fato de ser baseado em livro. No entanto, por se tratar do que chamamos de “drama de costumes”, em alguns momentos o filme pode ficar bem devagar e até mesmo cansativo.
Para além disso, vale frisar que esse também é aquele típico “filme de diretor”, cheio de peculiaridades que algumas pessoas podem considerar cult.
As atuações são convincentes, ainda que haja uma clara disparidade entre a protagonista feminina do filme e os dois rapazes que a acompanham. Dessa forma, por vezes parece que o filme conta mais a história de Tere do que a de Ignácio.
Quem curte produções ambientada em épocas passadas certamente vai achar muito interessante a espiada que o filme oferece, sobre a Espanha beirando os anos 80.
É possível que quem ama produções como O Clube dos Cinco ou On the Road identifique certas similaridades, não na história em si, mas nas relações entre personagens e no tema de fundo de amadurecimento jovem.
Por fim, o veredicto é que As Leis da Fronteira é um filme naturalista bastante bom, porém, pode ser que nem todo mundo enxergue esse lado. Apesar disso, vale dar uma chance para a produção e tirar as próprias conclusões.
CONFIRA Também:
Vale a pena assistir “Profecia do Inferno” na Netflix? Confira nosso veredito!
E então, se interessou por assistir As Leis da Fronteira? Quando terminar, não deixe de voltar aqui e nos contar a sua opinião sobre o filme.
E para ficar por dentro de todas as novidades dos streamings e do cinema, continue acompanhando a gente aqui no Sobre Sagas do TechNews Brasil.