O Caso Asunta é real? O que aconteceu com seus pais adotivos?

O drama de true crime da Netflix, O Caso Asunta, aborda o caso real do chocante assassinato de Asunta Fong Yang, uma menina chinesa adotada por pais espanhóis, Rosário Porto e Alfonso Basterra, na Espanha em 2013.

Os seis episódios de cerca de 50 minutos cada um revela a investigação do caso, com alguns detalhes inéditos e outros criados exclusivamente para a trama da série. O desfecho do caso termina com a condenação dos pais adotivos pelo crime.

Saiba o que aconteceu Rosário Porto e Alfonso Basterra após a prisão.

Candela Peña como Rosario, Tristán Ulloa como Alfonso em O Caso Asunta (Divulgação / Netflix)

O destino trágico de Rosário Porto

De acordo com site Today, Rosário Porto, condenada a 18 anos de prisão pelo assassinato de Asunta, foi transferida para diferentes prisões na Espanha, incluindo o Centro Penitenciário de Teixeiro, a prisão de A Lama e, por fim, a penitenciária de Brieva.

Em todas as prisões, foi colocada em programas anti-suicídio. Em novembro de 2020, Porto foi encontrada morta por suicídio em sua cela em Brieva, pendurada pelo pescoço. A morte foi considerada premeditada.

Alfonso Basterra aguarda libertação

Alfonso Basterra, pai adotivo de Asunta, foi condenado e passou os últimos nove anos na prisão de Teixeiro, onde inicialmente também foi detida Rosário Porto.

Em 2015, Basterra enviou uma carta a Porto expressando planos de suicídio após sua libertação. Durante sua estadia em Teixeiro, foi colocado em isolamento após incidentes com outros detentos e por passar objetos proibidos.

Em 2025, ele será elegível para o regime aberto, um passo em direção à liberdade plena. No entanto, Basterra declarou que cumprirá toda a sua sentença para provar sua inocência.

El Caso Asunta

O juiz da vida real

Em O Caso Asunta, o juiz Luis Malvar é interpretado por Javier Gutiérrez, um personagem baseado em José Antonio Vázquez Taín, o juiz que liderou a investigação do assassinato de Asunta na vida real.

Além de sua carreira jurídica, ele é um autor de best-sellers, produtor de documentários, apresentador de programas de rádio e TV e um orador.

Taín ficou conhecido por combater crimes de grande repercussão, como o tráfico de drogas, e por seu envolvimento em casos controversos.

Em 2023, foi suspenso por dez dias de suas funções judiciais devido ao seu envolvimento na produção de obras audiovisuais, mas afirmou que suas ações estavam dentro da lei.

Ele também foi alvo de um crime em 2012, quando um ex-presidiário o atacou, ferindo seu filho e outras pessoas, mas desde então não enfrentou mais ameaças.

Leia também: 5 doramas para assistir no mês de Maio entre lançamentos e clássicos

Sergio ScarpaFormado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.
Veja mais ›
Fechar