Onde está Richard Sackler hoje? Família de “Império da Dor” foi punida?
"Império da Dor" é a série da semana na Netflix, tratando da crise de drogas dos EUA. Mas onde está Richard Sackler atualmente? Descubra!
A nova minissérie da Netflix, Império da Dor, chegou com tudo ao streaming e já está rendendo maratonas entre os assinantes. Baseada em uma história real chocante e que ainda hoje mostra suas consequências, a maior parte do show segue o empresário Richard Sackler, que no programa é interpretado por Matthew Brody, ao longo de sua jornada criminosa como a cabeça por trás da epidemia de opióides nos EUA.
No final da série o público tem uma breve noção do que aconteceu com Richard e a família Sackler, mas onde realmente está o empresário atualmente? Os Sacklers realmente foram punidos por seus crimes?
É sobre isso que vamos tratar a seguir.
O que aconteceu com Richard Sackler de “Império da Dor”?
Após a Purdue Pharma precisar lidar com as inúmeras acusações judiciais envolvendo diversos crimes relacionados à distribuição do OxyContin, Richard Sackler deixou a presidência da empresa.
Apesar disso, o empresário continuou envolvido com os negócios da farmacêutica até 2015, quando uma ação movida pelo estado do Kentucky destituiu Richard e outros membros da diretoria da empresa.
O pagamento de um acordo no valor de U$24 milhões, no entanto, conseguiu abafar por mais algum tempo as questões legais da empresa.
Três anos depois, o estado de Massachusetts foi seguido por outros, e acusou os diretores atuais e outros ex-membros da diretoria da Purdue Pharma de enganar médicos e pacientes sobre o potencial viciante do OxyContin.
Assim, em 2019 a empresa entrou com pedido de falência, e em 2021 fez um acordo com vários estados para pagar o equivalente à U$ 4,5 bilhões, principalmente em ações que de reparação ao vício em drogas.
Richard Sackler nunca foi preso por seus crimes.
Atualmente, o ex-dono da Purdue Pharma vive na Flórida em uma casa avaliada em quase 2 milhões de dólares. Ele tem três filhos, porém, se divorciou de sua esposa há alguns anos.
Segundo o The New York Post, até fevereiro desse ano, Sackler havia vendido o equivalente a U$ 30 milhões em propriedades, supostamente como consequência das ações contra ele e a empresa.
A família Sackler realmente foi punida de alguma forma?
Após a abertura do pedido de falência em 2019, entre 2022 e 2023 um juiz de falência dos EUA aprovou um acordo onde os Sacklers devem pagar U$ 6 bilhões à um fundo de credores de opioides.
Em contrapartida, no entanto, a família estaria imune à novas acusações e a responsabilidade civil pessoal em relação aos casos envolvendo o OxyContin.
Em 2023, um tribunal de Nova York firmou o acordo, e colocou como clausula a desistência por parte dos Sacklers da propriedade da Purdue e de todos os lucros da empresa.
Apesar disso, nenhum Sackler jamais foi preso ou foi julgado pessoalmente pelo caos da crise de opioides.
Além disso, apesar de a Purdue Pharma ter “falido”, nenhum membro da família teve seu patrimônio pessoal envolvido nos acordos, o que em resumo significa que todos continuam bilionários.
CONFIRA Também:
Família que gerou epidemia de drogas nos EUA é tema de série que você precisa assistir na Netflix